sábado, 29 de setembro de 2012

Bóson de Higgs

"A Partícula de Deus" (4 min.)


Física Quântica

Física Quântica (2 min.)


Neutrinos

Neutrinos (3 min.)
[Lembrando que os Neutrinos não "derrubaram" a Teoria da Relatividade]


LHC


Colisor de Hádrons (3 min.)


Somos apenas um grão de poeira!

O Tamanho de Nosso Universo (3 min.)


Buracos Negros e Brancos


Teoria Buracos Negros e Brancos (11 min.)



Buracos Negros (1 min.)



Gravidade



Tempo Espaço e a Gravidade (2 min.)


Resumo Relatividade


Resumo Relatividade Geral e Restrita (6 min.)


Tempo


(Aproximadamente 23 min.)



Um pouco mais sobre o nosso universo!



EPISÓDIO 1 (28 min.)




EPISÓDIO 2 (16 min.)


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resultados Esperados

     Os resultados que esperamos ter com esse projeto é a motivação para o aprendizado sobre a disciplina, uma visão mais ampla e inclusiva da física e proximidade da discussão cientifica com a escola.

Metodologia


     Elaboramos um projeto para discussão da teoria de Einstein desde as primeiras ideias que surgiram com Henri Poincaré até a questão polêmica gerada por experimentos realizados no LHC (grande acelerador de partículas) a respeito das velocidades atingidas pelos neutrinos.
     Inicialmente o projeto prevê a pesquisa do tema em jornais, revistas e internet. Após serem realizadas as primeiras palestras sobre o tema na escola. A ideia era desmitificar seu grau de dificuldade e torná-la acessível à comunidade escolar.

     Ocorrerá uma mesa redonda abordando os temas:
  • A vida de Albert Einstein;
  • As ideias de Poincaré sobre a relatividade;
  • A Teoria da Relatividade Especial de Albert Einstein;
  • O LHC e a questão dos neutrinos.

Objetivos

     Temos como objetivo nesse projeto, levantar dúvidas sobre esse assunto na escola, elaborar palestras na escola e mesas redondas, e fazer uma artigo para publicação.

Resumo

       A introdução da física moderna e contemporânea no Ensino Médio vem sendo realizada ainda que muitos não a tenham como tópicos de estudo. Porém sua introdução pode motivar o aprendizado do aluno, devido sua contextualização com o mundo cotidiano como também para apresentar para o mesmo a ciência da sociedade em que vivemos. 

     A explicação para o funcionamento dos mesmos faz parte do que chamamos hoje de física moderna. Neste trabalho apresentaremos uma experiência na qual a teoria da Relatividade foi introduzida no Ensino Médio com um enfoque histórico – filosófico, tendo feito parte do mesmo a apresentação de palestras, mesas redondas e a elaboração desse blog para a discussão sobre o assunto, podendo assim tirar suas dúvidas e até mesmo deixar seus comentários sobre o assunto.