segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Introdução

     No CETEJ (Colégio Estadual Dr. Tuffy El-Jaick, Nova Friburgo - RJ) está sendo feito um projeto sobre a Teoria da Relatividade: Do começo a questão dos neutrinos, onde o projeto esta sendo feito por dois alunos que estão no 2º ano do ensino médio, Jehny Daisy e Yuri Herisson, da turma 2003, coordenados pela professora de física Adriana Bernardes.


     Aconteceram também palestras na escola em todas as salas, desde o 1º ano ao 3º ano do ensino médio.

7 comentários:

  1. eu queria saber se há como voltar no tempo? se possivel como? há teorias contra a da relatividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Teoria da Relatividade, a viagem no tempo para o passado é uma coisa impossível devido à vários motivos, principalmente pela questão dos paradoxos!
      E sim, há vários cientistas que tentam "derrubar" a Teoria da Relatividade incessantemente, muitos deles criam teorias, mas não possuem "força" o suficiente para derrubar a Teoria da Relatividade!
      Espero que tenha ajudado! =]

      Excluir
  2. Um corpo sempre que aumenta a velocidade, tentando atingir a velocidade da luz, aumenta a sua massa.

    minha duvida é: Ao aumentar a velocidade, a sua massa aumenta, correspondentemente á massa inicial mais a energia utilizada para o fazer movimentar?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber , por que não vamos para trás quando pulamos dentro de um onibus em alta velocidade?

    Vinicius Gaspar Siqueira
    3001

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa da Inércia, descoberta pelo físico inglês Isaac Newton, que foi enunciada assim: "Todo corpo tende a manter sua velocidade vetorial constante".
      Então, se pularmos em um veículo em velocidade constante, ficamos no mesmo lugar pelo fato de estarmos também na mesma velocidade do veículo. O mesmo acontece com o objeto jogado para cima. Quando estamos dentro de um veículo em movimento, nós não estamos parados, estamos em movimento, assim como o veículo.
      Agora, se você pular em um veículo que estiver acelerando, você será jogado para trás, porque enquanto você estiver no ar, a sua velocidade não muda, mas a do veículo sim. Se pularmos em um veículo que estiver reduzindo a velocidade, seremos jogados pela frente pelo mesmo veículo.

      É por isso que nossas costas são pressionadas contra o banco do carro quando o carro acelera bruscamente e somos jogados para a frente quando o carro dá uma freada brusca. Em uma freada, o veículo reduz a velocidade, mas a gente não. Mantemos a velocidade que o veículo tinha antes da freada, e, por esse motivo, somos jogados para a frente do veículo.
      Espero que tenha ajudado! =]

      Excluir
  4. De acordo com a teoria da relatividade, a luz é encurvada pela gravidade. Por que não notamos o encurvamento da luz em nosso cotidiano?

    Camila Nogueira
    3001

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque na Terra o campo gravitacional é pouco intenso o que causa uma curvatura desprezível na luz, muito diferente do que ocorre no espaço. Einstein, "estudando" um eclipse solar, notou que ele conseguia enxergar determinadas que teoricamente eram impossíveis de serem vistas devido ao seu posicionamento no espaço não muito favorável pois estavam "atrás" do Sol. Depois disso ele concluiu que a gravidade interagia com a luz fazendo com que ela se desviasse do seu "destino" original, um bom exemplo é o que ocorre no golf quando um jogador dá uma tacada e a bola não cai no buraco, mas "roda" na borda dele alterando o seu curso original!
      Espero que tenha ajudado! =]

      Excluir